A Etec foi instituída em 22 de dezembro de 2009 através do decreto nº 55.225. Iniciou suas atividades em fevereiro de 2010 com a oferta de 40 vagas para o ensino médio e 160 vagas distribuídas entre três cursos técnicos: Contabilidade, Informática e Segurança do Trabalho.
Inauguração da ETEC. Presentes na foto Geraldo Alckmin, Milton Flávio, Gilberto Kassab, José Serra e Alberto Goldman
Originalmente chamada de Etec de Paraisópolis, passou a ser nomeada Etec Ruth Cardoso pelo decreto nº 56.120 de 20/08/2010, e posteriormente Etec Abdias do Nascimento, por meio do decreto nº 57.175 de 27 de julho de 2011.
Nosso Patrono
Nascido em Franca, no interior de São Paulo, em 14 de março de 1914, Abdias do Nascimento era neto de africanos escravizados. Seu pai era sapateiro e músico, e sua mãe, doceira. A família era tão pobre que, mesmo sendo filho de sapateiro, ele passou a infância sem calçados. Começou a trabalhar aos sete anos de idade. Concluiu o ensino secundário com diploma em contabilidade em 1928. Abdias se formou em economia pela Universidade do Rio de Janeiro em 1938. Fez pós-graduação no Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB) em 1957 e também em Estudos do Mar (Instituto de Oceanografia, 1961). Ele foi um destacado artista, ativista e político afro-brasileiro, falecendo em 23 de maio de 2011, no Rio de Janeiro.
No dia 14 de março, data de nascimento de Abdias Nascimento, o Estado do Rio de Janeiro, desde 2009, por meio da Lei 5542, criada pelo deputado Paulo Ramos, instituiu o Dia do Ativista, reconhecendo-o como um dos maiores ativistas sociais do país.
Em 2013, o MEC – Ministério da Educação lançou o Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, com o objetivo de oferecer formação, capacitação e bolsas de estudo, além de promover a mobilidade internacional de estudantes e pesquisadores e criar canais de cooperação entre grupos de pesquisa nacionais e internacionais (MEC, 2013).
Abdias do Nascimento foi uma das personalidades mais importantes do movimento negro no Brasil, sendo cofundador do Teatro Experimental do Negro, que incentivou a valorização da cultura africana e afro-brasileira no país. Ele foi um defensor dos direitos civis e da igualdade racial, combatendo o racismo e a discriminação, além de ter sido deputado federal e senador.
A Etec Abdias do Nascimento homenageia sua trajetória e legado, buscando inspirar e motivar os estudantes a seguirem seus ideais e lutas. É também uma maneira de lembrar sua atuação em prol da igualdade racial e da promoção da cultura afro-brasileira, valores essenciais para serem difundidos e fortalecidos na educação, na formação técnica de qualidade e no desenvolvimento dos jovens da comunidade de Paraisópolis.
A Escola
A Etec Abdias do Nascimento surge da necessidade e com o propósito de formar cidadãos e profissionais críticos, analíticos e preparados para atuar social e profissionalmente, com base em princípios éticos e criativos. No âmbito educacional, a escola deve definir de forma clara seus objetivos e metas, estabelecendo diretrizes que orientem o planejamento curricular, as práticas pedagógicas e a avaliação do processo de ensino-aprendizagem.
A essência da escola está em seu objetivo educativo, que é oferecer aos alunos um ambiente favorável à aquisição de conhecimentos, competências e valores. Entender a essência da escola é reconhecer seu papel na formação de cidadãos conscientes e críticos, capazes de contribuir para o progresso da sociedade.